São Paulo, 21.12.2022 – A Beenx, Brasil Energy Exchange, anuncia o início de sua operação como a primeira one stop shop de energia para negociação de energia elétrica, de certificado de energia limpa e produtos financeiros em um mesmo ambiente 100% digital. A empresa é também a primeira infraestrutura de mercado de energia em Blockchain na América Latina, que oferece integração de ponta a ponta através de um modelo que agrega gestão de backoffice, de riscos e outros serviços inéditos à operação de trading. Ao permitir que as transações sejam feitas todas em um único ambiente, a Beenx proporciona aos compradores e vendedores mais segurança, transparência e isonomia na composição de preços, além de reduzir os riscos de inadimplência e custos operacionais.
Com sede em São Paulo, a Beenx é resultado de investimento em “open innovation” das empresas AES Brasil, geradora de energia 100% renovável, e da produtora de aço ArcelorMittal, da Eneva, empresa integrada de energia, e da Fohat Corporation, companhia de inteligência energética referência na América Latina na concepção de modelos de negócios para o setor de Energia. O investimento inicial para a fundação da Beenx foi de R$10,5 milhões envolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento da Aneel e aportes de fundos de investimentos.
A chegada da Beenx vem para atender empresas que negociam no Mercado Livre de Energia, que correspondem a quase 40% da energia consumida no Brasil. Essa participação deve aumentar a partir de janeiro de 2023 (quando novas regras para a migração ao mercado livre se estenderem para uma nova parcela de clientes livres) e de janeiro de 2024 (quando todos os clientes pertencentes ao Grupo A, alta tensão, poderão migrar para o mesmo ambiente).
Outra novidade é a abertura que a Beenx viabiliza para o setor financeiro, que poderá atuar dentro da nova infraestrutura de mercado via transações totalmente digitais, seguras e com menor custo para as contrapartes em negociação. A vantagem está na agilidade de todas as pontas estarem conectadas no mesmo ambiente e tendo acesso a uma operação descomplicada para contratar rapidamente as garantias financeiras. Isso aumenta a segurança entre compradores e vendedores de energia, economiza tempo das partes e reduz custos operacionais em escala – hoje a contratação de garantia ainda dura dias e geralmente são feitas pelo telefone ou e-mail.
O apoio da AES Brasil à Beenx é uma extensão do investimento realizado no projeto de pesquisa desenvolvimento, em regime de ́ ́open innovation ́, realizado junto com a Fohat Corporation em 2019/2020, quando agregou sua experiência na criação de uma solução para a demanda de negociação de energia e certificados de energia limpa, IRECs.
A Eneva, empresa integrada de energia com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos no Brasil, integra o grupo de empresas que apoiam a Beenx, como desdobramento também de um projeto de P&D realizado junto com a Fohat Corporation, durante 2020/2021, que resultou na solução de integração do backoffice ao pós-trading, dando
dinamismo e aumentando o poder da mesa de negociação no front comercial das empresas que atuam no Mercado Livre de Energia.
O tripé “liquidez de mercado, governança colaborativa e tecnologia” da Beenx foi razão da decisão de aporte do fundo Goodz Capital na empresa, em função dessa premissa viabilizar transparência na formação de preço, a democratização do mercado energético e a escalabilidade, valores que se alinham à tese de investimento no pilar Energia.
Funcionamento da Beenx
Nessa primeira fase, a one stop shop digital de energia entra em operação com participantes convidados de vários setores, que já terão à disposição ativos de energia e financeiros. Enquanto os participantes convidados já iniciaram a operação, a Beenx deu início ao processo de entrada dos demais agentes do Mercado Livre de Energia, com o atendimento individual para agilizar a ativação no sistema. A previsão é que essa nova parcela esteja totalmente habilitada a operar na Beenx, até o fim de fevereiro de 2023.
“Decidimos organizar a nossa operação por ciclos para garantir que todos os nossos clientes tenham acesso às vantagens de negociar energia de forma adequada ao timing e necessidades de cada um deles”, explica Igor Ferreira, CEO da Beenx. “Dessa forma, acreditamos que todos possam usufruir dos quatro grandes diferenciais da Beenx: liquidez ofertada num modelo one stop shop digital com comodidade e a diversidade de ativos e serviços em um único lugar, operação descomplicada e precificação mais competitiva do mercado brasileiro, além de escalabilidade para atender o setor energético em sua fase mais aguda de expansão que está em andamento”, complementa Ferreira, que também é fundador da Fohat Corporation, que agrega a Beenx a expertise na concepção de modelos de negócios e soluções para o Setor de Energia envolvendo as duas principais redes globais de Blockchain – EWChain e Corda Enterprise – e em total alinhamento a agenda ESG.
Segurança, Blockchain e Real Digital
Os agentes do Mercado Livre de Energia têm acesso a produtos e serviços distribuídos em três módulos integrados digitalmente de ponta a ponta. Na Beenx, todo o ciclo de vida da negociação é realizado dentro da plataforma de operação, desde o planejamento, passando pela inserção de flexibilidade, da sazonalização, da assinatura contratual, até a contratação de seguros, centralizando todos os documentos num lugar. Tudo isso alimenta o backoffice, dando lastro para a “mesa” tomar a melhor decisão, eliminando erros, mitigando riscos, ampliando a competitividade.
A operação é toda feita no ambiente digital da Beenx no endereço www.beenx.com.br sem a necessidade de hardware ou software específicos. A arquitetura tecnológica utilizada tem como base as melhores práticas e os protocolos de segurança avançada existente no mundo.
A Beenx utiliza uma rede blockchain privada, o que garante um controle de acesso às empresas operadoras mediante análise dos participantes. Cada “Nó” dentro dessa rede (que representa uma empresa) permite que as operações bilaterais sejam custodiadas apenas nos Nós de determinadas empresas participantes. Dessa forma, não existe um “broadcasting” das operações para todos os Nós da rede, o que gera privacidade nas informações das transações bilaterais. Pelo fato da Beenx usar uma rede blockchain DLT, ela já está alinhada ao futuro da economia com o Real Digital\CBDC do Banco Central que será lançado em 2023.
Isso permitirá o uso do Real Digital como garantia na liquidação dos contratos no caso de um eventual default bilateral. Esse mecanismo foi pensado para dar mais segurança nas operações bilaterais evitando problemas de inadimplência ́ ́, explica o CEO da empresa.
No módulo Trading Offline, o operador da Beenx acessa serviços integrados digitalmente de gestão de backoffice e gestão de riscos. Para ampliar a capacidade estratégica de seu cliente, a Beenx permite ainda a importação de todos os contratos fechados fora da sua plataforma, o que garante à “mesa” um book completo para avaliar e traçar estratégias comerciais mais sólidas. É nesse módulo que também está disponível o serviço de fechamento da operação BX Boleta, a boleta eletrônica da Beenx.
No módulo Trading Online, o operador terá o BX Tela, o trading em tela para negociar contratos de energia (a preço fixo e a PLD horário) que variam por período de vencimentos (mensais, trimestrais, semestrais e anuais) e de entrega nos 4 submercados brasileiros (Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte). Nesse módulo, as contrapartes também poderão negociar IRECs, com emissão e aposentadoria feitas dentro do sistema diretamente com a participação do certificador responsável por esses processos.
No módulo Pós-Trading, o operador terá um ambiente para contratar garantias financeiras como seguro para contratos de energia, por exemplo, além de outros produtos operados por diferentes instituições financeiras. Sem sair do ambiente, o operador realiza todas as atividades necessárias desde a cotação até a assinatura das apólices da melhor oferta que encontrar para seus diferentes tipos de ativos contratados.
“Além da integração de ponta a ponta, a gestão de riscos é atualizada em tempo real, ou seja, reflete a situação atual de cada momento e de acordo com a política de risco de cada contraparte. Isso é uma grande inovação nas negociações bilaterais de energia”, destaca o CEO da Beenx.