Beenx entra em operação no Brasil

Aviação cria certificado de combustível limpo nos EUA

A RMI e a Energy Web Foundation (EWF) anunciaram que criarão um registro digital para certificados de combustível sustentável para a aviação (sustainable aviation fuel, SAF) que trará mais transparência às reivindicações de redução de emissões sobre viagens aéreas. O registro também apoiará e acelerará a implantação de combustíveis limpos para o setor de de aviação  ​​que reduzem drasticamente as emissões do ciclo de vida do transporte aéreo.

O registro apoiará o trabalho em andamento com a Sustainable Aviation Buyers Alliance (SABA), uma coalizão de compradores corporativos e aviadores comprometidos com a descarbonização da aviação, cofundada pela RMI e Fundo de Defesa Ambiental dos Estados Unidos.

“A RMI está muito empolgada em ver esta ferramenta crucial em operação”, disse Bryan Fisher, diretor-gerente do Programa de Indústrias Alinhadas ao Clima da RMI. “Um registro transparente e fácil de usar, construído com base em uma abordagem contábil rigorosa, aumentará a confiança do público nas reivindicações de redução de emissões do SAF, impulsionará o investimento na produção do SAF e acelerará a descarbonização do setor de aviação.”
O SAF é um combustível ´´drop-in´´ feito com matérias-primas renováveis ​​ou residuais que podem diminuir as emissões do ciclo de vida do voo em até 99%. Atualmente, a produção da SAF é insuficiente para atender a demanda dos passageiros corporativos que visam descarbonizar os voos realizados por seus funcionários e mercadorias.

Os certificados SAF permitem que as empresas e outros clientes da aviação paguem pelos benefícios ambientais (como reduções de emissões) do SAF, mesmo que o combustível físico ainda não esteja disponível para seus voos. A dissociação dos atributos ambientais do SAF do combustível físico democratizará o acesso aos benefícios do SAF e catalisará o fornecimento do SAF em escala. Um registro digital no qual o SAFc pode ser emitido, transferido e retirado de forma segura e consistente é fundamental para garantir que esses certificados representem reivindicações de redução de emissões únicas e verificadas.

“Este registro é uma oportunidade maravilhosa para mostrar como a tecnologia pode trazer transparência e confiança para cadeias de suprimentos complexas como a SAF”, disse Jesse Morris, CEO da Energy Web. “E ao construir o código aberto do registro, a indústria SAF pode ajudar outros setores difíceis de descarbonizar a entender o que é possível com a tecnologia digital.”

O registro permitirá que fornecedores de SAF, companhias aéreas, passageiros corporativos, transportadoras de carga, prestadores de serviços de logística e transportadores de carga demonstrem e verifiquem se o SAF e o SAFc em que investem atendem a critérios de sustentabilidade específicos vinculados às certificações da cadeia de abastecimento de cada combustível. Ele apoiará a capacidade das empresas de fazer declarações auditáveis ​​sobre seus investimentos em divulgações climáticas.

“O desenvolvimento do registro SAFc representa o primeiro grande marco para a Sustainable Aviation Buyers Alliance, cumprindo nossa promessa de quebrar barreiras e criar as ferramentas necessárias para descarbonizar o setor de aviação”, disse Kim Carnahan, head do SABA e  diretor do programa Net Zero Fuels da Engie Impact.

Espera-se que o registro SAFc seja ativado em meados de 2023.
* Fonte: a matéria original ´´RMI Partners with Energy Web to Build Sustainable Aviation Fuel Certificate Registry, as Part of Ongoing Decarbonization Work with the Sustainable Aviation Buyers Alliance´´, de autoria da EWF, foi publicada em novembro de 2022, no www.medium.com/energy-web-insights